Em "Unwell Women", Elinor Cleghorn revela como a história da medicina sempre foi centrada no homem, enquanto questões de saúde relacionadas ao corpo feminino eram frequentemente atribuídas à culpa da própria mulher ou a castigos divinos. Esse panorama histórico nos mostra como a culpa e a busca por aceitação têm sido usadas para controlar as mulheres ao longo dos séculos.
Hoje, as mulheres são bombardeadas com imagens de corpos aparentemente perfeitos nas mídias sociais e no cinema. Esses padrões de beleza são frequentemente inatingíveis e muitas vezes nem mesmo reais. A comparação constante pode levar a sentimentos de inadequação e baixa autoestima, como se algo estivesse errado. Há quem diga que o corpo é reflexo das nossas ações e que, para alcançarmos o corpo ideal, devemos fazer o que é certo. Mas o que define o que é certo ou errado?
Escolher não sair com os amigos porque está de ‘dieta’ ou levar marmita para um almoço em família, é certo? Ao meu ver, não.
Não há certo ou errado. Alimento proibido ou permitido. Tudo é contexto. A busca deveria ser por uma alimentação equilibrada, uma vida ativa e relacionamentos que te auxiliem a ver o que há de especial em você.
Não é apenas necessária a promoção constante de uma visão mais inclusiva e realista da beleza, mas também valorizar a saúde como um todo.
Se você está em busca de uma vida mais saudável e uma melhor relação com a comida, eu posso te ajudar.
コメント